Catarata

O que é Catarata?

Nosso olho possui internamente uma lente natural denominada cristalino, responsável pela focalização da imagem na retina para uma visão nítida. A catarata é o nome dado ao cristalino opacificado, ou seja, ao invés desta lente ser transparente como deveria ser em condições normais, ela se torna amarelada, envelhecida, dificultando a passagem da luz através dela.

Quem pode apresentar a Catarata?

A catarata é muito mais comum com o envelhecimento e, portanto, as chances são maiores em pessoas acima de 50 anos. Contudo, existem recém-nascidos que já apresentam a doença, a chamada catarata congênita. Outros fatores que podem acelerar o processo de opacificação do cristalino incluem o diabetes, doenças da tireóide, tabagismo, alcoolismo, uso de medicações (principalmente Corticoides), traumas oculares (contusos ou perfurantes) e mesmo inflamações oculares como nas Uveítes. Ou seja, qualquer pessoa e em diferentes idades pode apresentar catarata.

Quais são os sintomas da catarata?

Em fases iniciais, a catarata dificilmente é notada pelo seu portador. Com o avanço da doença, a visão vai se tornando embaçada, com menor nitidez, dificultando a visão adequada das cores, e muitas vezes leva a necessidade mais frequente da troca do grau dos óculos. Importante saber também que é um processo indolor, e não deve ser confundida com o pterígio, que é a famosa “pelinha” que cresce na superfície externa do olho.

A catarata pode levar à cegueira?

Sim. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo. A boa notícia é que se trata de uma cegueira reversível, ou seja, com o tratamento cirúrgico a visão é restabelecida.

Como prevenir a catarata?

Como dito anteriormente, a principal causa da catarata é o envelhecimento, logo não há prevenção nesse sentido. Porém, hábitos de vida saudáveis como alimentação balanceada, prática de atividades físicas, evitar o tabagismo e ingestão alcoólica excessiva retardam seu surgimento. Assim como bom controle do diabetes, evitar uso de corticoides e medidas de segurança contra traumas oculares.

Como é feito o diagnóstico da catarata?

A catarata não pode ser notada a olho nu, mas pode facilmente ser diagnosticada pelo oftalmologista em consulta de rotina, através do exame biomicroscópico em lâmpada de fenda. Com a dilatação da pupila utilizando colírios específicos, ela fica ainda mais evidente e assim o médico pode caracterizá-la de forma mais detalhada.

Qual o tratamento da catarata?

O tratamento é feito unicamente através de cirurgia, não existindo colírios, medicamentos ou exercícios que curem a doença.

Toda pessoa com catarata deve ser operada?

Não necessariamente. A indicação da cirurgia deve ser sempre um consenso entre o médico oftalmologista e o paciente e seus familiares/responsáveis. Caso a catarata não esteja causando nenhuma outra doença no olho devido ao seu tamanho, o paciente pode decidir em qual momento da vida deseja operar, levando em conta principalmente o impacto da piora visual no seu dia-a-dia.

Qual o objetivo da cirurgia de catarata?

O objetivo da cirurgia de catarata é restabelecer um meio transparente para a passagem da luz nos olhos. Isso é feito por meio da retirada do cristalino opaco (catarata), e sua substituição por uma lente intraocular artificial transparente.

Onde é feita a cirurgia?

A cirurgia é feita em ambiente de centro cirúrgico com os equipamentos e materiais oftalmológicos específicos para sua realização.

A cirurgia de catarata é simples?

Do ponto de vista do paciente, é uma cirurgia relativamente simples, pois não exige internação hospitalar, é indolor, dura em média de 15 a 20 minutos e em geral apresenta uma recuperação visual também rápida. Do ponto de vista do médico, é uma cirurgia complexa, pois exige um treinamento prolongado e bastante cautela para sua realização.

Atualmente devido à evolução da técnica e aos modernos equipamentos utilizados é uma cirurgia bastante segura e com altos níveis de satisfação, sendo a cirurgia oftalmológica mais realizada no mundo.

É necessário colocar uma lente intraocular na cirurgia?

Sim, com a retirada do cristalino, que é a lente natural do olho, devemos substituí-lo por uma lente artificial, já que o contrário causaria uma visão completamente embaçada.

Além disso, por meio de cálculos adequados e escolha da melhor lente para cada paciente individualmente, podemos corrigir o erro de refração (grau do olho) e muitas vezes conseguir uma independência dos óculos após a cirurgia.